Quem acha a gigante Dodge Ram ameaçadora, por causa do tamanho, terá um motivo a mais para ter medo. Fruto precipitado pela parceria (e em breve aquisição pela) Fiat, a Chrysler anunciou para breve o lançamento da Ram híbrida plug-in. Ou seja, o risco de a grandalhona chegar à tua traseira sem fazer ruído e te dar uma taquicardia pelo retrovisor é real. Ver aqui e aqui.

Combinado com o imenso V8 Hemi de 5,7l e 390cv, o motor eléctrico será instalado directamente na transmissão, podendo movê-la por trinta e dois quilômetros sem recarga das baterias de íon de lítio de 12kw/h, ou antes de os quase seis litros começarem a queimar gasolina. Parece pouco? Também considero, mas a montadora acredita que é o suficiente, tanto que colocará cento e quarenta unidades em testes práticos, em condições reais, da versão Ram 1500.

Como choro pouco é bobagem, a marca espera pelo empréstimo de US$ 48.000.000,00 do governo para lançar a pic-up. Claro que os italianos estão por trás, avalizando o pedido. O argumento é que a tecnologia desenvolvida seerá estendida aos demais modelos da marca nos Estados Unidos. Garantem que o consumo de gasolina cai em até 65%, considerando a média de 6,6km/l que ela faz… vazia. Para quem não conhece o motor Hemi parece uma boa marca, mas se trata de uma máquina renovada, relativamente eficiente e com boa taxa de compressão. O peso e a aerodinâmica do modelo pesam contra.

Apesar de a Dodge dizer que a pic-up é só para testes, na primeira boa oferta que o público fizer ela muda de idéia, pois está precisando muito. Basta lembrar que quarenta e oito milhões são muito dinheiro, mas não tanto para o lançamento de um modelo novo. A Chrysles ainda está em dificuldades intensas o suficiente para seu sedão de luxo 300C ter recebido só uma remodelação leve, quando o comum seria uma mudança completa a cada dois anos, no mínimo. No que depender da sanha de vanguarda dos americanos, o risco de uma Ram cafungar sorrareitamente na traseira do teu carro existe e é iminente.

Para quem chegou do espaço sideral há poucos dias e não conhece a senhorita Ram 1500 Hemi, a mocinha abaixo vai apresentá-la.

Anúncios