A força e a confiabilidade do motor eléctrico são duas dos grandes responsáveis pela durabilidade dos trólebus mais longevos em operação no mundo. São os modelos Pullman Standard 814, que ainda operam no Chile sem qualquer alteração na originalidade de fábrica. Enquanto eles preservam, desfrutando do silêncio e da respiração livre que estes veículos proporcionam, no Brasil tomamos qualquer falha como pretexto para tirá-los de circulação. Como se um motor à indução fosse difícil de ser consertado, mesmo por um técnico mais ou menos… Provavelmente o poder público só contrata os que estão mais para menos que para mais.

Eis um vídeo e a descrição do autor, em espanhol:

Fabricados por la estaunidense Pullman Standard entre 1947 y 1952, los tipo 700 y 800 de la red de Trolebuses de Valparaiso convierten sus calles en un museo viviente. El mejor caso es el vehiculo en el que se centra este video. Declarado patrimonio de la humanidad. Circula en estado completamente original, salvo por pequeñas adaptaciones en la pintura, todos sus elementos son los originales de fabrica.
Con mas de 60 años a sus espaldas, uno de los poquisimos supervivientes de un extensisimo lote del que quedan cadaveres esparcidos por doquier, el 814 junto con otros compañeros, en estado original o modificados y reformados a lo largo de los años, dan vida a este servicio que mima sus vehiculos en unas condiciones economicas pauperrimas y arrastrando fuertes deudas a raíz de escandalosos casos de corrupción.

Ainda dois vídeos. A história dos trólebus na Cidade do México (aqui) e a nova estação de trólebus na Venezuela (aqui), cousas muito além das possibilidades do país mais rico e com indústria mais desenvovlida em toda a América Latina.

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