Greg Abbott e seu Porsche eléctrico

Após Chris Paine ter monstrualizado a imagem da General Motors com o documentário “Quem matou o carro elétrico?”, estréia em 22 de Abril, no Tribeca Film Festival (ver aqui) sexta-feira próxima, o filme “A Vingança do Carro Elétrico” ver mais aqui e aqui. A GM é personificada, e reabilitada, por Bob Lutz, antigo vice-presidente da companhia, que defendia o EV1. Dizem que o Volt começou a tomar forma por causa da repercussão da obra de Paine, que já tem o seu e recomenda-o.

Lutz confessa no filme que a empresa subestimou o potencial do Volt, quase como o fez com o EV1, se baseando em projeções próprias; que são facilmente manipuláveis, nós sabemos. Um dos santos responsáveis pela conversão do pecador é a Tesla Motors, que serviu de inspiração e abre-alas, investindo forte em um nicho no qual ninguém acreditava.

O filme, aliás, me parece muito também um marketing, que se esmera em mostrar o desenvolvimento do Volt quase que didaticamente, talvez para convencer as pessoas de que o carro é viável e que não dá choque se passar na água. Medo que muita gente ainda tem, acreditem.

Uma das estrelas do é Greg Abbott, ilustrador que converteu uma réplica de Porsche para motor eléctrico. Abbott (aqui) foi um dos primeiros a colocar em prática o “Se não fabricam um eléctrico para eu comprar, então eu mesmo farei um”. É mostrado como um sonhador com os pés no chão, que não se rende aos grilhões da relação custo/benefício.

O filme termina tentando convencer o espectador de que o caminho do caro eléctrico não tem volta, de que as montadoras aprenderam a lição e têm muito a perder se tentarem recuar. Podem ver o trailer aqui. Aqui, aqui e aqui há outros vídeos relacionados.

Se será sucesso eu não posso assegurar, é provável que sim. O tom funesto e dramático do “Quem Matou o Carro Elétrico” pode ofuscá-lo, e mostrar uma suposta redenção das montadoras pode gerar desconfiança, aliás, justificada. Resta esperar e ver o filme na íntegra, e esperar que divirta o público, porque disto depende a divulgação de sua mensagem.

Anúncios