Imagens da NAU, a empresa que teve a idéia maluca.

Dica do professor RonayAndrada, da Liderar, o site Inovação Tecnológica (aqui) apresenta a idéia de um motor-home (aqui) que, se produzido, seria revolucionário.

Primeiro porque está sendo projectado para ser motor-home, inspirado no VW Camper, a Kombi para campistas, em vez de uma adaptá-lo de ônibus ou van; segundo porque é totalmente eléctrico.

Com a aparência de um barbeador eléctrico gigante, o conceito (ainda) virtual Ecco, da suíça NAU, ofereceria todo luxo e comodidade de que um campista precisa para praticar seu lazer sem ter que gastar os tubos em hospedagem. Afinal, acampamento duro é para quem gosta de esportes (eca!) radicais, ou para quem está em treinamento militar; mas mesmo aqui o oficial responsável pela tropa gostaria de um Ecco verde-oliva para seu alojamento.

O formato tem um propósito funcional além da aerodinâmica, ele facilita duas operação de suma importância; permite que apenas duas portas com abertura de canivete seja facilmente executada, e que uma estrutura interna à das portas possa facilmente ser verticalizada, puxando consigo um fole de tecido resistente, ganhando o formato aproximado de uma concha.

Outras formas de cobertura podem ser adoptadas, dada a versatilidade do conceito.

Seria, como se vê nas imagens, um pouco mais longo e largo do que a Kombi, mas isto permitiria o amplo uso de células photovoltaicas, são elas que o fazem parecer com um barbeador.

pessoalmente considero besteira um triciclo, é uma configuração válida para veículos pequenos, uma roda central traseira rouba espaço onde ele é precioso, transformando uma área grande em duas pequenas. Se chegar a ser construído, provavelmente terá quatro rodas, para fazer um espaço grande e aproveitável atrás, e melhorar a frenagem.

As dimensões seriam 1,97m de altura, 4,62 de comprimento e 2,55 de largura. Quase a altura da Kombi actual, o tamanho de um Santana e a largura de um ônibus urbano. Capacidade para cinco pessoas.

O projecto não tem data para ser construído, estão esperando pela reação do público e de investidores para definirem alterações, que sempre acontecem em um conceito revolucionário como este. Mas o jeito de peixinho de aquário, visto de perfil, certamente despertará a simpatia do potencial consumidor. Infelizmente, justo por suas características pioneiras, seria um carro muito caro.

Quem sabe Hollywood se interessa pela idéia e ajuda a tirá-la do papel…

Anúncios