A parte internacional da Expedição Zero Emission (website aqui) terminou (aqui) com sucesso. A Palio Weekend (em um tom de amarelo que não há na palheta original) voltou dos Estados Unidos em perfeitas condições de uso e aportou hoje na Usina Binacional de Itaipu.

A perua rodou 20.390km, o equivalente a dez anos de uso intenso, chegando a 143km contínuos em seu melhor momento, mas nunca menos de 58km. Quem estudou geografia direito sabe da variação climática que ela enfrentou, especialmente nos desertos. A altitude não é problema, já que não há combustão, mas a variação de -15°C a +60°C fez todo mundo pagar seus pecados, inclusive o caminhão de apoio. Por causa das cinzas vulcânicas na Patagônia, parte do percurso foi cancelada.

Os 5.610km restantes serão todos em território nacional. As baterias já foram comprovadas, agora é a resistência mecânica da estrutura com o peso extra que está em jogo.

Isto reforça a intenção da Fiat em produzir um veículo eléctrico em série para o consumidor pessoa-física no Brasil. E o modelo escolhido é quase certeza de que será o Novo Uno, vulgo Playmobil, em vez da família Palio. Por que? Difícil ter certeza, mas o facto de ser um projecto bem recente e ter boa altura, o torna próprio para abrigar as caras baterias de sódio sob os bancos sem esfregar a cabeça do ocupante no forro do teto.

A Palio Weekend usada tem a configuração padrão dos carros do consórcio: 20cv e 5kgfm para empurrar os 1380kg do carro, fora passageiros e bagagem. A autonomia alegada de cem quilômetros menor do que a real, comprovada no teste. Só o preço elevadíssimo das baterias de Sódio-Níquel-Cloro impede o lançamento rápido da opção plug-in pra toda a gama Fiat, porque a matéria-prima em si é barata e muito abundante no Brasil. Detalhe: o carro não deu um defeito sequer durante todo o percurso.

E quando a bateria acabava? O motorhome Turbodaily de apoio a rebocava, enquanto a recarga era feita. Todas as operações de reboque juntas somam 34km.

Resultado de toda essa aventura: A durabilidade, confiabilidade e viabilidade popular dos Fiat eléctricos estão comprovadas; de quebra os outros eléctricos do mundo ganham boa fama junto, pois os mais populares estão do mesmo patamar de qualidade para cima.

Anúncios