Não dá para no notar que ele é a cara cuspida e lavada do Kia Picanto. É que muita gente ainda não sabe, Kia e Hyundai são empresas do mesmo grupo, dividem plataformas e às vezes fabricam quase clones, apenas se diferenciando por detalhes e pelos logotipos.

Pois com a mesma base do Picanto, a Hyunday está preparando um eléctrico plug-in capaz de rodar até 200km sem recarga, o BlueOne (aqui e aqui). Por tratar-se de uma base popular, espera-se que consiga competir nos moldes já conhecidos do grupo, que é arriscar grandes quantidades logo de início, para reduzir o preço com a escala de produção; receita do sucesso do Azera. Os planos são de construir 2500 BlueOne na primeira fornada; um número ainda muito expressivo para um modelo eléctrico.

Utilizará bateruias de polímero de lítio, um motor com 82,9cv de pico e 21,4kgfm. Máxima declarada de 130km/h e aceleração de 0 a 100km/h em 13,1s. Apesar de curto, tem boa largura e é alto (3,585m x 1,595m x 1,54m), próprio para uso urbano. A potência nominal não deve passar de 22cv.

É um brasiliável? Sim, podem ter certeza. Até com excessos, a Hyundai do Brasil sempre se destacou pela agressividade e até uma certa dose de imprevisibilidade, fazendo as outras montadoras rebolarem para acompanhá-la. É provável que não queira ficar chupando dedo com as caravanas GM e Nissan; esta, aliás, o algo preferencial da empreitada.

Para os mais curiosos, eis aqui uma pequena galeria.

Mas o carro verde que muita gente gostaria messssmo de ter por cá é o Sonata híbrido (aqui, aqui e aqui). O sedan tem um motor eléctrico de 40cv acoplado ao câmbio de seis marchas (não é o ideal, mas…) e regeneração com ajuda de kers. O motor à combustão é o mesmo indecente 2,4l de 209cv. Ele faz até 16,5km/l e pode utilizar o modo eléctrico a até 100km/h. Este, infelizmente, ainda está bem longe das nossas fronteiras… A não ser que outro endinheirado inconformado decida fazer a importação independente. O carro roda feliz e serelepe nos Estados Unidos, de onde a Hyundai do Brasil não pretende traz… Cala-te boca. Esqueci que o grupo Caoa é como o Louco do tarot. Preço por lá: US$ 26.545,00.

Anúncios