Com jeito de réplica brasileira e lotado de baterias, o Mitsuoka EV Himiko (aqui e aqui) é um dos eléctricos puros de maior autonomia do mundo. São de 550 a 600 km com uma única carga, o equivalente á autonomia de um carro a combustão pequeno. Os cerca de 80cv levam-no à máxima nominal de 160km/h, embora em testes tenha batido os 170km/h. Andando só na cidade, em baixas e médias velocidades, poder-se-ia esquecer as baterias por muito tempo.

São 168 células de polímero de lítio, que contribuem para os 1640kg do carro, debitando 450V e 250Ah, que dão 153cv de potência instalada; assim fica fácil rodar tanto. provavelmente as embalagens individuais foram descartadas e trocadas pelos módulos coletivos, já que a matéria inerte representa de metade a dois terços da massa de uma bateria dessas.

O estilo lembra nosso saudoso Avalon e os Morgan, com sua frente característica dos anos trinta. Com interior bem acabado para dois, o roadster não tem detalhes de performance nem preço, dando a entender que se trata apenas de um protótipo para testar a reação do público, que foi muito favorável.

A julgar pelo tipo das baterias e sua potência instalada (são em média cerca de R$ 300,00 por cv líquido no atacado), e pelo bom acabamento, ele dificilmente custaria menos de R$ 70.000,00… no Japão. Por aqui seria para quem não pergunta preços.

A conversão foi feita pela TGMY (aqui) especializada em ferramental eléctrico, sediada em Osaka. A versão normal tem um motor de dois litros, câmbio de seis marchas e tração traseira, feita com base no já clássico Mazda Miata. Não é um carro muito grande, mas para dois é generoso, são 4,575m de comprimento, 1725m de largura, 1,245m de altura e longos 3,03m de entreeixos. O porta-malas é modesto, mas supre as necessidades de duas pessoas.

Isto responde à minha pergunta de como ficaria uma carroceria de MP em um chassi eléctrico… mas entupir de baterias assim, não é para o meu bico… Um híbrido com motor do Mille, talvez.

Sabes japonês e queres falar com o fabricante? mande um e-mail: himiko@tgmy.jp

Anúncios